Os dias de lazer do verão estão a chegar ao fim, e com ele aproxima-se uma nova época: o regresso às aulas. É uma altura entusiasmante, mas que envolve muito trabalho e stress, principalmente no que diz respeito à organização dos novos horários e rotinas. De forma a facilitar esta transição, saiba o que fazer para preparar as crianças para o regresso às aulas.

Preparar as Crianças para o Regresso às Aulas

Horários

Com o início das aulas começa também um novo horário. Crianças e adultos ainda estão em “modo férias”: acordar e deitar tarde. Não espere pelo primeiro dia de aulas para começar a instituir o novo horário. O nosso conselho é simples! Cerca de 1 a 2 semanas antes do início das aulas, coloque em vigor o horário de deitar e levantar que as crianças normalmente praticam no tempo de aulas. Assim, quando o despertador tocar no primeiro dia de escola, elas estarão preparadas.

Adiante o relógio

Acordar cedo custa a todos, e as crianças não são exceção! Experimente adiantar 15 minutos todos os relógios da casa. Este é um truque para enganar o cérebro e conseguir sair de casa sem atrasos. O melhor é não dizer a ninguém que o faz, para que todos consigam cumprir a hora definida para sair de casa.

Vestuário e calçado

As manhãs com os filhos na escola são sempre complicadas, mesmo para os pais mais preparados, por isso, tudo o que puder adiantar será sempre uma ajuda. Antes do início das aulas é necessário organizar a roupa das crianças. Faça uma revisão à roupa e calçado da criança e determine o que serve, o que não serve, e o que pode ser passado ao irmão mais novo.

Compras escolares

Começar um novo ano letivo é sinónimo de novas compras. Para as crianças, o melhor do regresso às aulas são os cadernos e as mochilas a estrear ou o inesquecível perfume de um livro novo. Faça uma lista do que tem em casa e do que precisa de comprar e leve os seus filhos às compras consigo. Deixe que a criança escolha um ou dois artigos do seu agrado. Vão adorar!

Pensamentos positivos

Converse com os seus filhos sobre este novo período que se aproxima. Procure saber com se sentem neste regresso às aulas, quais são os seus medos e expectativas. Seja positivo e lembre-lhes tudo o que a escola tem de bom: as coisas novas, os amigos e as brincadeiras, os professores e tudo o que vão aprender.

Visitar a escola

Não espere pelo primeiro dia de aulas para a criança visitar a escola. Faça a transição progressivamente. É bom que a criança se volte a familiarizar com o local onde vai passar maior parte do seu tempo.

Rever os amigos

Colocar a criança em contacto com os amiguinhos da escola é uma boa forma de entusiasmar as crianças que estão menos relutantes em voltar para a sala de aulas.

Determinar rotinas

As crianças funcionam melhor com rotinas estabelecidas. Determine as tarefas que a criança deve fazer quando se levantar (ir à casa de banho, vestir-se, tomar o pequeno-almoço), e o que fazer quando chega a casa (fazer os trabalhos de casa, preparar a mochila, escolher a roupa do dia seguinte).

Preparar as Crianças para o Regresso às Aulas

Organizar refeições

Se as crianças têm de levar lanches ou almoço para a escola, esta tarefa torna-se muito importante. Antes de começarem as aulas, defina as refeições que vai preparar para eles levarem para a escola, assim como os lanches. Deixe a criança participar nesta tarefa.

Preparar o espaço de estudo

Com o início das aulas à porta, é fundamental organizar o espaço de estudo em casa. Coloque uma pequena secretária num quarto, ou mesmo na sala, e prepare-a com tudo o que é necessário para um ano letivo produtivo. Este deve ser também o local eleito para guardar tudo aquilo que estiver relacionado com a escola.

Preparar as Crianças para o Regresso às Aulas

aulas,crianças,brincar,escola,amigos,regresso às aulas,material escolar,manuais escolares,rotinas,horários,roupa de criança,calçado de criança,início de aulas,recreio,preparar as crianças,acordar cedo,manhã,arrumações,compras escolares,comprar livros,