O verão aproxima-se rapidamente do fim e quando se dá por ela chegou setembro, e com ele o regresso às aulas. Na semana entre 9 a 15 de setembro, todas as escolas deverão dar início ao novo ano letivo. Para muitas famílias, a época de regresso às aulas é quase sempre sinónimo de gastos acrescidos.

O início de um novo ano letivo implica não só a compra de livros e de material escolar, mas também de peças de roupa e de calçado novos. Num mês que pode ser particularmente difícil para os pais em termos financeiros, descubra como pode poupar dinheiro no regresso às aulas e não ultrapassar o orçamento familiar.

Como poupar no regresso às aulas?

Faça uma lista

Prepare uma lista para cada criança, onde enumera tudo aquilo que ele vai precisar para o novo ano letivo, desde roupa, calçado e material escolar. Fazer uma lista e segui-la à risca no momento de ir às compras é uma forma de evitar gastar mais do que aquilo que é necessário.

Revisão à roupa e calçado

Faça uma limpeza geral ao armário e gavetas do seu filho. Analise se pode aproveitar algumas coisas, ou até mesmo reaproveitar o que já não serve ao filho mais velho para o mais novo.

Faça um inventário do material

É tempo de poupar e reciclar. Procure no escritório, na mochila e no estojo todo o material que possa ter sobrado dos anos anteriores e que possa ser reutilizado. Inclua na lista apenas itens que não pode aproveitar e materiais que sejam necessários para o novo ano.

Como poupar no regresso às aulas?

Compre o material escolar o mais cedo possível

Comprar material escolar cedo é uma forma de poupar dinheiro. Na época do regresso às aulas os preços têm tendência a ser mais elevados. Aproveite os saldos do verão para adquirir roupa e calçado novo para a criança.

Pesquise e compare

Evite comprar tudo no mesmo dia. Antes de comprar, pesquise vários locais de compra. Esteja atenta a todos os folhetos promocionais que recebe no correio e determine qual aquele que  permite poupar mais dinheiro.

Manuais escolares em segunda mão

Apesar dos livros escolares serem renovados anualmente, não custa averiguar, antes de comprar, se o seu filho mais velho ou um amigo, não terá esse livro e que possa emprestar durante o novo ano escolar.

Outra forma de poupar com os livros escolares é recorrer aos bancos de trocas de manuais escolares.

Lista do professor

É comum os professores entregarem aos alunos uma lista do material escolar que vai necessitar para o ano letivo. Antes de comprar tudo o que está na lista verifique se não tem algum desse material em casa; depois compre apenas o que falta.

Comprar materiais de qualidade

Em determinados artigos como mochila, lancheira, estojo, casaco de Inverno, botas e ténis é preferível investir em materiais resistentes. Isto deve-se ao facto de serem artigos que as crianças necessitam todos os anos. Investir em peças de qualidade é uma forma de poupar durante 2 ou 3 anos letivos.

Analisar as compras

Depois de todos os materiais e roupas compradas é hora de analisar. Com os talões de compras é possível avaliar se poupou dinheiro ou se poderia ter poupado mais e em quê. Poupar dinheiro também é um processo de aprendizagem e prática.

Peça fatura

Não se esqueça de pedir fatura de todo o material escolar que comprar com o número de contribuinte dos seus filhos. Se o fizer, estará a evitar problemas futuros com o preenchimento do IRS e terá a certeza de que as despesas com educação serão corretamente deduzidas no imposto a pagar.

Como poupar no regresso às aulas?

aulas,escola,família,regresso às aulas,ano letivo,material escolar,manuais escolares,custos,orçamento familiar,poupar no regresso às aulas,poupar dinheiro,lista de material,roupa de criança,calçado de criança,livros escolares,livros em segunda mão,manuais escolares reutilizados,poupar na escola,lista de compras,