O Plano Nacional de Vacinação (PNV) vai ter três novas vacinas já em 2019: a vacina para a meningite B, do rotavírus e do vírus do Papiloma humano (HPV) para os rapazes (atualmente só as raparigas beneficiam).

A primeira proposta votada para o alargamento do Plano Nacional de Vacinação foi a do PCP, e contou com os votos a favor do PSD e do BE, a abstenção do CDS e o voto contra da bancada socialista. O BE também apresentou uma proposta para a inclusão das vacinas para a Meningite B e para o Rotavírus, assim como alargar a vacinação do Vírus do Papiloma Humano – que já faz parte do PNV das raparigas – aos rapazes. Também o PEV tinha uma proposta no mesmo sentido.

Plano Nacional de Vacinação vai ter três novas vacinas em 2019

Vacina do rotavírus

rotavírus é uma infeção viral do trato digestivo que provoca febre, vómitos e diarreia e pode causar desidratação grave. É muito comum entre crianças e é um dos responsáveis pela gastroenterite aguda. A vacina custava cerca de 150 euros.

Vacina da meningite B

meningite tipo B é uma doença rara que afeta cerca de 40 a 50 casos por ano em Portugal, mas com uma taxa de mortalidade que pode atingir os 10%. A doença é mais frequente no primeiro ano de vida e os pediatras aconselham a vacina a partir dos 2 meses de idade. A vacina custava 95 euros por dose e nas crianças até aos dois anos são recomendadas quatro doses.

Vacina do HPV para rapazes

vacina do Vírus do Papiloma Humano já se encontra integrada no PNV das raparigas. O vírus é responsável por uma série de infeções, com transmissão sexual, mas que pode provocar o cancro do colo do útero. No entanto, alguns pediatras recomendam vacinar os rapazes, que infetados com o HPV correm risco de desenvolver cancro do pénis e do pescoço. Há duas vacinas no mercado que custam entre 72 a 145 euros.

vacinas,HPV,crianças,vacinação,Plano Nacional de Vacinação,novas vacinas,papiloma humano,PNV,Orçamento de Estado 2019,meningite B,rotavírus,