A gravidez, apesar de ser uma das fases mais naturais e maravilhosas da vida, é cheia de incertezas, principalmente no que diz respeito ao parto. E como dez entre dez futuras mamãs querem que tudo seja perfeito, é normal surgirem muitos receios. A favor das gestantes, no entanto, estão as pesquisas e estatísticas médicas. Conheça os medos comuns no parto!

Medos Comuns no Parto

Não saber quando chegar a hora

A verdade é que na hora todas as grávidas sabem! Provavelmente, irá sentir contrações ritmadas que lhe darão o sinal que está para breve. Para além disso, a partir das 40 semanas, as idas ao seu médico serão constantes e o bebé será monitorizado, logo a probabilidade de não saber é praticamente nula.

Alguma coisa pode correr mal

Muitas vezes este medo é passado por familiares e amigos da gestante. É um medo legítimo e natural, mas não deixe que ele a consuma. Deposite a sua energia em pensamento e pessoas positivas. E lembre-se, são mais as histórias de parto bem sucedidas do que as outras, felizmente! Se sentir que é algo que a preocupa constantemente procure ajuda com um especialista.

Medos Comuns no Parto

Dor do parto

Este talvez seja o maior fantasma que ainda assombra as futuras mamãs. A verdade, é que a maneira como o parto normal é mostrado na televisão só piora a expectativa das grávidas em relação ao parto normal. No entanto, atualmente, os medicamentos aplicados ao longo do trabalho de parto reduzem a dor para níveis suportáveis. Converse com o obstetra para tirar todas as suas dúvidas. Além disso, pode experimentar técnicas de relaxamento e de respiração, que costumam ser ensinadas em cursos de gestantes ou de preparação para o parto.

Anestesia

Atualmente, os médicos dão preferência à anestesia epidural, que não perfura a membrana que envolve a medula e não oferece riscos ou sequelas para a mãe e para o bebé.

Medos Comuns no Parto

Cuidados no hospital

O ideal será informar-se antes e procurar boas recomendações de pacientes acerca dos médicos, procedimentos, medicamentos e a própria maternidade. Dessa forma, é mais fácil ter uma opinião mais detalhada  e correta.

Cesariana

Todas as mamãs gostam de ter tudo controlado. Porém, em determinada altura vai ter de deixar os médicos tomarem as decisões mais acertadas. A maioria das vezes a cesariana é a única opção para que tudo corra bem e as circunstâncias da situação irão sempre 'falar mais alto'.

Tensão arterial

O aumento da tensão no final da gravidez é normal e os médicos sabem disso e faz parte do seu trabalho tomar os cuidados necessários para o controlo da mesma. Inclusive no parto a tensão e a oxigenação da mãe são monitorizadas. No entanto, para ficar mais tranquila, peça para lhe medirem a tensão.

Medos Comuns no Parto

gravidez,maternidade,parto normal,epidural,dor no parto,cesariana,parto,anestesia epidural,medos comuns no parto,medos nos parto,parto cesariana,cuidados no hospital,tensão arterial da grávida,medir tensão arterial,medos na gravidez,