Estamos em contagem decrescente para o início do novo ano letivo e com isso vem a preocupação dos lanches das crianças. Nem sempre é fácil convencer as crianças a comer alimentos saudáveis e indicados para satisfazer as suas necessidades diárias. As tentações repletas de açúcar e com alto teor de gordura processada são muitas mas, com um pouco de criatividade, é possível converter os mais pequenos para uma alimentação equilibrada. Com esta lista de lanches saudáveis para a escola, o açúcar passa a ser a exceção.

Porquê dar lanches saudáveis às crianças? Os números da obesidade infantil em Portugal são verdadeiramente assustadores. Cerca de um terço das crianças sofrem de excesso de peso e 10% são obesas. Não é segredo que uma boa alimentação influencia não só o bem estar-estar das crianças, mas também o seu desenvolvimento físico e cognitivo. É muito importante que os lanches dos pequenos sejam variados, de alto valor nutricional e que incluam três grupos alimentares distintos: os construtores, energéticos e reguladores.

Lanches Saudáveis para a Escola

Iogurte de aromas com 30 gramas de cereais e fruta

Este lanche é rico em proteína, cálcio, açúcar, vitaminas e minerais, que vêm do iogurte. Os cereais são ricos em hidratos de carbono, que dão energia. Inclua uma peça de fruta à escolha. A fruta é rica em frutose (açúcar de absorção rápida), vitaminas, minerais e fibra.

Lanches Saudáveis para a Escola

Bolachas Maria, iogurte de aromas e palitos de cenoura

Este lanche é composto por: três bolachas Maria (ricas em hidratos de carbono de absorção rápida), iogurte (rico em proteína) e palitos de cenoura, importantes para o bom funcionamento do corpo das crianças.

Lanches Saudáveis para a Escola

Sumo natural e pão com queijo

Os sumos naturais são uma excelente forma de fazer as crianças comerem fruta, rica em minerais, vitaminas e fibras. No queijo, estão as proteínas, e no pão estão presentes os hidratos de carbono que vão fornecer energia. Opte por escolher pão escuro.

Lanches Saudáveis para a Escola

Iogurte líquido, pão com queijo e melão

Este lanche é rico em vitaminas e minerais. Além disso tem proteína e hidratos de carbono do pão com queijo. Tente variar nas peças de fruta, para o seu filho aprender a comer de forma diversificada.

Lanches Saudáveis para a Escola

Leite, pão com fiambre e maçã

Neste lanche está presente o cálcio do leite, os hidratos de carbono do pão e a proteína do fiambre. A maçã é rica em macronutrientes, como vitaminas, fibras e minerais.

Lanches Saudáveis para a Escola

Leite (ou sumo natural), pão de mistura com compota

Opte por um pacote pequeno de leite (ou sumo natural). Acompanhe o pão com compota.

Lanches Saudáveis para a Escola

Leite, pão integral com fiambre de peru, alface e morangos

É fundamental as crianças começarem a comer produtos integrais desde cedo, assim como proteínas magras, como o fiambre de peru, e verduras, como a alface, presentes nesta combinação de lanche. Acompanhe com morangos, que é uma fruta pouco calórica e rica em vitaminas, fibra e minerais.

Lanches Saudáveis para a Escola

Iogurte líquido, bolachas Maria e pera

Acompanhe três bolachas Maria, com um iogurte líquido - rico em cálcio e proteína - e uma pera, que é uma fruta rica em potássio, ferro, vitaminas A e C.

Lanches Saudáveis para a Escola

Leite ou iogurte líquido, pão com marmelada e gelatina

A gelatina é um ótimo acompanhamento de lanche para levar para a escola. Um pacote de leite ou iogurte líquido, pão com marmelada e uma gelatina com sabor à escolha é uma excelente opção de um lanche saudável.

Lanches Saudáveis para a Escola

Leite, bolachas torradas, um triângulo de queijo e meia banana

Os triângulos pequenos de queijo são muito práticos para as crianças levarem para o lanche e são uma ótima fonte de proteína magra. Acompanhe com meia banana, um leite simples e duas bolachas torradas.

Lanches Saudáveis para a Escola

 

 

alimentação saudável,regresso às aulas,alimentos saudáveis,lanches saudáveis para as crianças,lanches das crianças,lancheira,preparar lanche da criança,comer na escola,regressar à escola,obesidade infantil,