O Ministério da Saúde de Espanha recomenda que as mulheres grávidas e as crianças não comam atum, peixe-espada, lúcio e tubarão. Em causa está a presença de mercúrio nestas espécies, prejudiciais aos humanos quando o seu cérebro está em desenvolvimento.

O alerta foi dado inicialmente pela Agência Espanhola de Segurança e Nutrição Alimentar (AESAN) que aconselha também que crianças até aos 10 anos não devem consumir estes alimentos. Já as crianças dos 10 aos 14 anos devem consumir em quantidades moderadas, não ultrapassando as 120 gramas por mês.

No caso de Espanha, o alerta foi dado porque novos dados científicos revelaram que na população espanhola os níveis de concentração de mercúrio são mais elevados do que em outros países europeus.

Ao “Notícias ao Minuto”, Francisco Carrilho, ex-diretor do Serviço de Endocrinoloia e Diabetes do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, explicou que, em Portugal, “não há estudos” que evidenciem que se deva adotar a medida de redução de consumo dos referidos peixes.

Grávidas e crianças não devem comer peixe-espada e atum

crianças,grávidas,peixe,atum,peixe-espada,alimentação das grávidas,