Já deve ter notado uma mudança na rotina do seu sono agora que está grávida. Náuseas, azia, cãibras, idas à casa de banho e insónias.  Apesar de ser um grande desconforto é normal… Mas pode e deve ser evitado! Saiba como!

Durante a gravidez não é fácil ter uma noite de sono tranquila e quanto mais avançada for a gravidez, ainda mais difícil fica, mas é muito importante para uma mulher grávida dormir bem.  Esses problemas (às vezes inevitáveis) podem ser agravados por maus hábitos de sono estabelecidos antes da gravidez. Quer dormir e não consegue? Siga as nossas dicas e durma descansada, pelo menos enquanto o bebé não nascer...

Melhor Posição para Dormir

Primeiro que tudo vamos falar da melhor posição para dormir. De acordo com os especialistas, a melhor posição para dormir é deitada de lado, preferencialmente, virada do lado esquerdo. Esta posição facilita a circulação sanguínea e reduz a sensação de mal-estar provocada pela pressão do útero sobre os vasos sanguíneos principais o que influencia, também, os níveis de oxigénio e nutrientes que chegam ao bebé através da placenta.

Como é muito difícil manter-se deitada a noite inteira virada exclusivamente para o lado esquerdo, alterne entre os dois lados evitando ficar virada de barriga para cima ou para baixo, especialmente a partir da segunda metade da gestação.

Dormir na Gravidez: Dicas!

Dormir na Gravidez: Dicas!

  • Não fumar e beber – Não é nenhuma novidade que fumar e beber bebidas alcoólicas fazem mal ao bebé. No entanto, também prejudica o sono.
  • Descanse mais durante o dia - A qualidade do sono é um reflexo do que acontece durante o dia. Faça um repouso de pelo menos duas horas por dia.
  • Sal e líquidos com moderação - Fazer as refeições com pouca quantidade de sal é um cuidado que reduz o inchaço e melhora o conforto na hora de dormir. Outra precaução essencial para garantir um bom descanso noturno, principalmente no final da gestação, é não ingerir muitos líquidos antes de se deitar. Como o útero pressiona a bexiga, a vontade de urinar várias vezes ao longo da noite pode comprometer a qualidade do sono.
  • Nada de exageros alimentaresEvite o chocolate, café e chá preto. São alimentos que podem provocar azia.
  • Invista em exercícios físicos leves - Estes exercícios libertam substâncias que a fazem relaxar antes de dormir. Converse com o seu obstetra para que ele oriente quais as melhores atividades para as diferentes fases da gestação.
  • Seja seletiva com a sua vida social - Troque os jantares e saídas às noite por pequenos almoços e almoços. Durma cedo, de preferência, de 10 a 12 horas por noite.
  • Refeição leve à noite - Os enjoos  são comuns pela manhã, mas algumas mulheres também os sentem à noite. E com eles, ninguém consegue dormir, por isso faça uma refeição mais leve à noite.
  • Banho morno - Um banho ao final do dia pode ajudá-la a relaxar.

Dormir na Gravidez: Dicas!

refeições,insónias,sono na gravidez,desporto na gravidez,sono da grávida,alimentação na gravidez,dormir na gravidez,cãimbras,noites desconfortáveis,noite de grávida,dicas para grávidas,dicas para dormir bem,sintomas da gravidez,exercícios leves,alimentos a evitar na gravidez,grávida a dormir,