A decisão está tomada: Queremos ter um bebé! Mas antes de embarcar nesta grande aventura que é a maternidade, os futuros papás deverão realizar uma consulta preconcecional.

A partir do momento que se decide tentar engravidar, o casal deve estar consciente das alterações associadas a uma gravidez e, posteriormente, a um filho. É fundamental uma consulta com o seu ginecologista ou médico de família, antes de retirar quaisquer métodos contracetivos que estejam a utilizar.

Durante a consulta preconcecional será feita uma avaliação do estado de saúde tanto da mulher como a do homem para assegurar uma gestação saudável. Esta consulta é altamente recomendada, para que os pais possam esclarecer as principais dúvidas e preocupações e ainda despistar possíveis doenças. Caso a mulher queira, pode levar para a consulta, notas das datas em que inicia os seus períodos menstruais para que com a ajuda do médico possa calcular os dias do seu período fértil e data de ovulação.

Consulta Preconcecional: Preparada para a Gravidez!

A Consulta Preconcecional: Prepare o seu Corpo para a Gravidez!

A consulta preconcecional é um modo de garantir o sucesso da gravidez. Existem diversos fatores que podem ser detetados, modificados e eliminados antes da gravidez, para que não influencie negativamente a gestação. Mas o que consiste a consulta preconcecional e que fatores se deverão ter em conta?

Peso: A magreza extrema ou excesso de peso são fatores de risco, principalmente para a hipertensão, associada à gravidez.

Historial familiar e doenças específicas: Doenças como asma, problemas cardíacos, problemas de tiroide, diabetes…

Vacinas: As vacinas são um fator importante a ter em conta. Caso não estejam em dia, os progenitores serão encaminhados para a vacinação. Se for necessário o seu médico pode prescrever determinadas vacinas que devem ser feitas três meses antes de engravidar.

Consulta Preconcecional: Preparada para a Gravidez!

Medicamentos: Eventual medicação crónica que necessite de ser ajustada ou substituída. A utilização de certos medicamentos durante a gravidez requer uma cuidadosa avaliação.

Análises ao sangue: Despiste de possíveis doenças, infeções sexualmente transmissíveis e apurar o grupo de sangue.

Consulta Preconcecional: Preparada para a Gravidez!

Análises à urina: Verificar a ausência de proteínas e açúcar na urina, de forma a evitar o risco de ter problemas de rins ou diabetes.

Hábitos como Álcool, Drogas e Tabaco: Os consumos de álcool, drogas e tabaco antes da gravidez deverá ser completamente abolido. Relativamente ao tabaco o médico pode aconselhá-la a outros substitutos de nicotina.

Consulta Preconcecional: Preparada para a Gravidez!

Alimentação: A futura mamã deverá procurar seguir uma alimentação saudável, completa e equilibrada.

Exercício físico: A prática de desporto é fundamental e aconselhável antes, durante e após a gravidez.

Consulta Preconcecional: Preparada para a Gravidez!

Além disso, os comprimidos de ácido fólico - nutriente essencial à formação do futuro sistema nervoso do embrião - devem ser iniciados cerca de 2 meses antes de engravidar e posteriormente durante o primeiro trimestre de gravidez. Se for necessário, o seu médico irá prescrever também um suplemento de ferro.

Consulta Preconcecional: Preparada para a Gravidez!

O objetivo da consulta preconcecional é ajudar a assegurar uma gravidez plena e saudável. Depois das análises e exames feitos, e da confirmação pelo profissional de saúde que está tudo bem, o casal deverá desfrutar da relação a dois e esperar, pacientemente, por um novo membro na família.

gravidez,bebé,álcool,tabaco,drogas,saúde,maternidade,mãe,exames,consulta,análises,alimentação,mulher,filho,vacinas,doenças,medicamentos,engravidar,exercício físico,família,peso,vacinação,casal,primeiro trimestre de gravidez,alimentação saudável,ácido fólico,aventura,desporto,ginecologista,diabetes,hipertensão,asma,período fértil,preconcecional,consulta preconcecional,médico de família,métodos contracetivos,homem,períodos menstruais,data de ovulação,historial familiar,problemas cardíacos,problemas de tiroide,análises ao sangue,infeções sexualmente transmissíveis,grupo de sangue,análises à urina,açúcar na urina,nicotina,embrião,suplemento de ferro,