A chucha é considerada um “amigo inseparável” do bebé. Por isso é fundamental escolher a melhor chucha para o pequenino. Felizmente, existe uma enorme variedade no mercado, mas também pode-se tornar num verdadeiro desafio. O importante é o modelo da chucha ser adaptado a cada fase do crescimento do bebé. Seja qual for a escolha é importante que o bebé se adapte bem a um tipo de chucha pois será um conforto que procurará nos primeiros meses de vida.

Necessita de ajuda? Explicamos como escolher a chucha do bebé!

    Principais conselhos:

    • Escolha uma chucha de apenas uma peça, para prevenir que o bebé aspire uma parte do objeto se partir.
    • Tenha em conta a idade do bebé para a escolha do tamanho da chucha, e assegure-se de que a chucha tem buracos de ventilação e é simples de lavar.
    • As chuchas devem ser substituídas sempre que estão gastas ou de dois em dois meses; por isso aconselhamos a ter em casa duas ou três chuchas iguais e ir alternado para o caso de perder alguma. Algumas crianças adaptam-se a um modelo específico e rejeitam outros diferentes.
    • Quanto à limpeza, devem ser esterilizadas (frio, vapor ou fervura) até aos 6 meses, devido à imaturidade do sistema imunológico, e lavadas a partir dos 6 meses.
    • Se o bebé estiver a ser amamentado, deve-se optar por uma chucha parecida com a forma do mamilo. Há vários modelos de chuchas anatómicas à venda nas farmácias e supermercados.

    Como Escolher a Chucha Para o Bebé

    Como Escolher a Chucha Para o Bebé

    Tetina

    A tetina varia de tamanho (de acordo com a idade do bebé), forma e material. Relativamente à forma, pode ser de cereja, de gota ou “anatómica” (esta pretende ser semelhante à forma do mamilo durante a mamada).

    Quanto ao material que constitui a tetina, pode ser de silicone ou borracha. As de borracha são mais rugosas, menos rígidas, resistem menos à esterilização, mas mais à mordedura. As tetinas de silicone são mais lisas, mais rígidas, podem dar mais deformação do palato, e são mais resistentes à esterilização, mas menos às mordeduras.

    Qual a melhor? O seu bebé é quem decide! Experimente os dois tipos de chucha no seu bebé e veja qual é que ele prefere.

    Disco

    O disco deve possuir no mínimo 43 mm de diâmetro e ter furos para evitar asfixia e as pinturas devem ser com tintas sem chumbo pelo risco de intoxicação com este metal.

    Argola

    A existência de argola na chucha pode ser muito confusa. Por um lado, a argola permite uma maior facilidade de agarrar em caso de asfixia e possibilita a colocação de um fio ou corrente, por outro lado, a existência de fio/corrente também pode aumentar o risco de asfixia com estes. Logo, existem motivos a favor e contra a existência de argola. Um aspeto a a ter em conta: se tiver argolas com fio/corrente, este deve ser curto, para diminuir o risco de asfixia.

    Como Escolher a Chucha Para o Bebé

    Vantagens do uso da chucha:

    “Sabia que cerca de 90% dos lactentes usam ou usaram chucha, pois esta funciona como calmante, confortante e apaziguadora, e permite controlar o choro e evitar a sucção do polegar?"

    • Estimulador da sucção (importante nos primeiros meses de vida do bebé e sobretudo nos prematuros);
    • Efeito analgésico/calmante;
    • Auxilia a conciliar o sono, pois funciona como objeto de transição (sendo a insónia a patologia mais frequente do sono na infância;
    • A chucha pode reduzir o risco de morte súbita infantil, embora a precaução mais eficaz em relação a este perigo seja deitar o bebé de costas.

    Desvantagens do uso da chucha

    • Maior insucesso do aleitamento materno (nas primeiras semanas de vida e até que a amamentação seja estabelecida. Evite dar biberão ou chucha porque há bebés muito sensíveis à diferença da sucção pelo mamilo e pela tetina/chucha). A chucha só deve ser dada após o primeiro mês de vida nos bebés amamentados.
    • Pode estar associado a cáries dentárias (sobretudo se utilizar substâncias doces na chucha como açúcar e mel).
    • O uso continuo e prolongado pode estar associado à má oclusão dentária e ao atraso na fala.
    bebé,recém-nascido,conforto,chupeta,amamentação,chuchar,crescimento,chucha,chucha do bebé,aleitamento materno,tetina,modelos de chucha,dentição,chucha para bebés,chucha bebé,chucha recém nascido,como escolher chucha,como escolher chucha do bebé,escolher chucha do bebé,vantagens uso da chuccha,desvantagens uso da chucha,