As crianças devem ser encorajadas a brincar ao ar livre para reduzir o risco de se tornarem míopes, dizem os especialistas.

Brincar ao ar livre ajuda a prevenir miopia

 

Brincar ao ar livre ajuda a prevenir miopia

A miopia está a tornar-se cada vez mais comum em todo o mundo. E geralmente, a culpa recai sobre os genes. No entanto, segundo um estudo, a genética não é o único fator causador da doença ocular.

O estudo realizado pela especialista Katie Williams, da King’s College London, no Reino Unido, concluiu que os fatores ambientais têm grande impacto no aparecimento de uma doença ocular.  No estudo, Kate usou dados de uma análise que acompanhou 1.077 crianças entre 1994 e 1996 e durante os primeiros 16 anos de vida, os especialistas analisaram o desenvolvimento, o comportamento e a educação de cada criança por meio de questionários e testes, além de coletar testes oftalmológicos.

Curiosamente, o estudo apontou quatro fatores ambientais principais que estão ligados à miopia, e alguns deles foram muito surpreendentes.

Por exemplo, o estudo descobriu que as crianças nascidas por tratamento de fertilidade tinham 25% a 30% menor risco de desenvolver miopia até o meio da adolescência. Outro factor foi que as crianças que entraram mais cedo na escola, tiveram quase duas vezes mais probabilidades de serem míopes. Isso porque passaram mais tempo em locais fechados. Além disso, a especialista ainda conclui que quanto maior o nível de educação da mãe,  a probabilidade do filho desenvolver miopia na adolescência sobe para 33%.

Ou seja, é constatado que um equilíbrio saudável entre o tempo que a criança gasta dentro e fora de casa é essencial para prevenir a doença.

brincar ao ar livre,genes,genética,miopia,doença ocular,miopia na adolescência,prevenir miopia,Katie Williams,testes oftalmológicos,crianças com miopia,