A infertilidade é a incapacidade temporária ou permanente de gerar um filho ou de levar uma gravidez até ao seu termo natural. Apenas se considera a infertilidade quando um casal tem relações sexuais regularmente, na ausência de contracetivo, durante um período de 1 ano, sem que ocorra uma gravidez. Contudo, uma vez que a esterilidade ou infertilidade total são casos muito raros, após este período de tempo a gravidez pode ocorrer naturalmente ou pode-se recorrer a tratamentos de fertilidade e a técnicas específicas.

Segundo os estudos mais recentes, os especialistas apontam que as causas da infertilidade apresentam um curioso equilíbrio: 40% por fatores femininos, 40% por fatores masculinos e 20% por fatores da mulher e do homem associados. Para detetar quais as possíveis causas para a dificuldade em ter um bebé, o casal deverá realizar exames que avaliarão a sua capacidade reprodutora. Conheça as causas que mais se destacam no ponto de vista feminino e masculino.

As Causas na Infertilidade

Infertilidade Feminina

 

1. Endometriose

É a principal causa da infertilidade feminina. Doença benigna caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero, fora da cavidade uterina - , ou seja, em outros órgãos como as trompas, ovários, intestinos e bexiga. A mulher possui alterações hormonais e imunológicas que dificultam a gestação. Os sintomas da endometriose variam muito. Porém, pode causar:

  • Fortes dores menstruais;
  • Menstruações mais abundantes;
  • Dores abdominais fora do período menstrual;
  • Dor nas relações sexuais;
  • Dor ao evacuar;
  • Problemas de fertilidade;

A doença pode ser tratada através de uma cirurgia denominada laparoscopia ou por medicação. É importante que a mulher tenha uma vida saudável, com a prática de exercício físico e a adoção de uma alimentação saudável.

2. Idade

Uma das principais causas da infertilidade feminina está relacionada aos problemas de ovulação – consequentemente à idade -, essas complicações aparecem tanto na quantidade de óvulos quanto na qualidade deles. Aos 35 anos de idade, a maioria das mulheres terá menos de 10% da sua reserva ovariana, ou seja, do número de óvulos com que nasceu

3. Ovulação

Além do aumento da idade, outra causa de infertilidade feminina é a deficiência de ovulação resultante de outros fatores. Mulheres que tenham sido submetidas a tratamentos como quimioterapia e radioterapia geralmente deixam de ovular. Outro problema associado é o SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos), alteração endócrina (os ovários contêm múltiplos cistos e a ovulação não ocorre regularmente).

4. Obstruções

Em alguns casos, por diversas causas, como alterações infeciosas, endometriose, danos por gestações ectópicas, ou cirurgias pélvicas, a mulher pode ter as trompas (ou tubas uterinas) bloqueadas ou danificadas, que impedem que os óvulos cheguem ao útero e, consequentemente, o espermatozóide ao óvulo.

As Causas na Infertilidade

Infertilidade Masculina


1. Obstruções

Uma questão muito citada na infertilidade masculina é a varicocele (dilatação dos vasos ao longo do cordão espermático, que transportam os espermatozóides). A varicocele está presente em 15% da população geral (adultos e adolescentes) e em 35% dos homem com infertilidade. Doenças sexualmente transmissíveis (como clamídia ou gonorreia), estão entre as causas, pois comprometem a qualidade do sémen por aumentar a quantidade de células de defesa.

2. Problemas nos Espermatozóides

A causa mais comum de infertilidade masculina é a baixa produção ou inexistente de espermatozóides, assim como a pouca mobilidade ou formato anormal.

3. Alergia a espermatozóides

Menos de 10% dos homens e mulheres inférteis têm alguma reacção imunológica a espermatozóides. Nos homens, esse tipo de alergia é mais comum após uma vasectomia. Contudo, ainda é um diagnóstico controverso.

As Causas na Infertilidade

Infertilidade Inexplicável

É um termo usado pelos médicos quando não há razão específica de infertilidade após uma série de avaliações e exames.

gravidez,gestação,bebé,exames,mulher,relações sexuais,filho,exercício físico,casal,idade,ovulação,alergia,estudos,mulheres,alterações hormonais,útero,dores menstruais,bexiga,espermatozoide,óvulo,ovários,célula,óvulos,endométrio,homem,infertilidade,contracetivo,esterilidade,infertilidade total,tratamentos de infertilidade,técnicas específicas,fatores femininos,fatores masculinos,capacidade reprodutora,endometriose,infertilidade feminina,doença benigna,trompas,intestinos,fertilidade,laparoscopia,medicação,problemas de ovulação,deficiência de ovulação,quimioterapia,radioterapia,Síndrome dos Ovários Policísticos,cistos,obstruções,infertilidade masculina,varicocele,doenças sexualmente transmissíveis,vasectomia,HLA,organismo da mulher,infertilidade inexplicável,causas na infertilidade,