O milagre mais maravilhoso de todos acontece sem que ninguém se dê conta dele. Trata-se para si de um dia como qualquer outro, porém algo de especial acontece no interior do seu corpo: a partir de um óvulo e de um espermatozóide tem origem uma nova vida.

Se os seus ciclos forem regulares, é sensivelmente a meio do período entre duas hemorragias menstruais que o seu período fértil ocorre. Quer isso dizer que um óvulo é libertado de um dos dois ovários – um processo a que se dá o nome de ovulação.

Se tiver relações sexuais com o seu parceiro pouco tempo antes ou durante a ovulação, tanto maior será a hipótese de ocorrer a conceção de uma nova vida. O óvulo vai sendo transportado por uma das duas trompas de Falópio e é aí que poderá ocorrer a conceção.

O óvulo será fecundado se um dos milhões de espermatozóides presentes numa ejaculação de esperma masculino conseguir intercetá-lo e penetrá-lo com êxito. Ambas as células se unem, formando uma célula única que no decurso de uma semana viaja através da trompa até ao útero, onde se poderá alojar se todas as condições propícias estiverem reunidas, tendo assim início a gravidez.

Essa nova célula é composta por um conjunto de genes, nos quais estão inscritas as características hereditárias da mãe e do pai. Esses genes, que irão formar um ser humano novo e único, estão combinados em 23 pares de cromossomas – as cadeias ADN – que transmitem o código genético a cada uma das células do nosso corpo. Uma das metades de cada par de cromossomas é recebida da mãe e a outra metade do pai.

Como em termos genéticos o “castanho” é dominante em relação ao “azul”, uma criança cujos pais possuam olhos de cores diferentes, terá maior probabilidade de ter olhos castanhos, por exemplo.

É Menino ou Menina?

É menino ou menina? - Cromossoma X ou Cromossoma Y

O facto de o seu bebé ser menino ou menina tem exclusivamente a ver com o espermatozóide que fertilizou o óvulo, que poderia conter um cromossoma feminino X ou o cromossoma masculino Y.

Assim, o material genético com que a mãe contribui não tem qualquer relevância para a determinação do sexo do bebé.

Dos 23 pares de cromossomas herdados dos pais, um desses pares é composto pelos chamados cromossomas sexuais. Os cromossomas sexuais femininos compõem-se de dois cromossomas X, ao passo que os masculinos se compõem de um cromossoma X e de um cromossoma Y. Da mãe, a criança receberá sempre um cromossoma X, mas do pai poderá receber um cromossoma Y – nesse caso nascerá um menino (XY) – ou um cromossoma X – resultando então no nascimento de uma menina (XX). Existem indícios que apontam no sentido de os espermatozóides com cromossomas Y se movimentarem mais depressa no percurso através do útero do que aqueles que contêm cromossomas X.

Em contrapartida os espermatozóides com cromossomas X parecem viver mais tempo, pelo que se poderá concluir que as relações sexuais ocorrerem durante a ovulação é mais provável nascerem rapazes, ao passa que se estas ocorrerem um ou dois dias antes da ovulação é mais provável que nasçam raparigas.

É menino ou menina?

Fonte:

O Guia da Gravidez, 20ª Edição, 2ª Impressão 2014

gravidez,bebé,mãe,pai,menino,menina,cores,placenta,relações sexuais,sexo do bebé,conceção,família,corpo,raparigas,rapazes,cordão umbilical,ovulação,nascimentos,genes,humano,útero,espermatozoide,óvulo,período fértil,Trompas de Falópio,fecundação,cromossoma Y,milagre da vida,nova vida,ciclos,ciclos regulares,período,hemorragias menstruais,dois ovários,esperma masculino,célula única,características hereditárias,23 pares de cromossomas,ADN,código genético,células,louro,moreno,alto,baixo,rapaz,rapariga,castanho,azul,criança olhos,olhos castanhos,cromossoma feminino X,cromossoma masculino Y,material genético,cromossomas sexuais,cromossomas X,conceção de gémeos,partos gemelares,gémeos dizigóticos,falsos gémeos,gémeos não idênticos,gravidezes múltiplas,gémeos monozigóticos,gémeos idênticos ou verdadeiros,bolsa amniótica,