Comunicar ao chefe que está grávida pode ser difícil para muitas mulheres, especialmente para as que trabalham num ambiente que não é muito recetivo a esta situação. Contudo, e para tudo acontecer de uma forma tranquila, é preciso estar bem informada e ter em consideração alguns fatores antes de contar a (grande) novidade. Fique a conhecer cinco dicas de como contar ao seu patrão que está grávida!

5 dicas para contar ao seu patrão que está grávida


1. Revele a gravidez com antecedência

A maioria das mulheres conta a novidade depois do primeiro trimestre de gravidez. Porém, é importante que não deixe prolongar por muito mais tempo, e conte antes da barriga começar a crescer. As informações sobre a gravidez devem estar sob o seu controle, por isso evite boatos.

2. Espere pelo momento certo

Escolha um bom momento para dar a notícia, quando estiver sozinha com o chefe e numa ocasião de trabalho mais calma, de preferência quando já tiver concluído algum trabalho importante.

3. Seja clara, direta e profissional!

A vinda de um filho é um momento muito especial na vida de uma mulher. E, embora a gravidez cause algumas modificações no ambiente de trabalho, você tem todo o direito de vivenciá-la. Contudo, é importante que reforce ao seu patrão que a gravidez não irá prejudicar o seu trabalho e que continuará envolvida nos projetos até o dia do parto.

4. Prontifique-se a ajudar o seu patrão

Ofereça ajuda ao seu chefe a procurar alguém para substituí-la, ou treinar uma pessoa para que ela exerça temporariamente as suas funções durante a licença de maternidade. E não se esqueça de deixar o trabalho organizado até à sua saída!

5. Mantenha o seu ritmo de trabalho tanto quanto possível

É natural que no início da gravidez fique enjoada, com ligeiro mal-estar e com mobilidade reduzida conforme a barriga aumenta, mas quando a mulher se mostra ativa, preocupada em colaborar com a equipa, todos percebem que a gravidez não é motivo de preocupação para o resultado final do trabalho.

gravidez,maternidade,licença de maternidade,parto,nascimento,grávida,subsídios,trabalho,5 dicas para contar ao seu patrão que está grávida,patrão,emprego,