O nascimento de um filho é sempre um momento de muitas emoções e felicidade, mas também de algumas dúvidas. Porque chora? Porque está tão irritado? A verdade é que há uma série de razões que podem deixar o bebé desconfortável. E o seu descontentamento irá ser transmitido através do choro, a única forma que eles conhecem de demonstrar que algo os está a incomodar. Eis os principais motivos que deixam o bebé irritado!

x1080-opI

10 motivos que deixam o bebé irritado

1. Fome

Normalmente , quando o bebé sente fome, chora. Mas cada bebé é diferente, e a sua satisfação pode variar. Há os que passadas duas horas já sentem fome novamente e os que conseguem aguentar mais tempo. Com o passar do tempo, os pais vão perceber a sua rotina e ajustar os horários das mamadas.

2. Frio

É comum que os bebés sintam frio, especialmente, nos primeiros dias de vida. Durante a noite, a temperatura pode arrefecer e a roupa que a criança usava durante o dia pode não ser suficiente. Observe se os pés, as mãos ou o nariz estão gelados e, se for necessário, vista uma roupa mais quente.

3. Calor

Às vezes, os pais exageram nos agasalhos e a criança pode ficar incomodada. Mas como se consegue ver se o bebé tem calor? Através do suor, inquietação e, se ao medir a temperatura, ela está elevada, mais de 37ºC. Se assim for, deve retirar uma camada de roupa e observar se a temperatura diminui depois de 20 ou 30 minutos.

4. Fralda suja

Não há nada mais incómodo do que uma fralda suja. Até porque tanto as fezes como a urina entram em contacto direto com a pele do bebé, deixando-o desconfortável. Verifique a fralda do seu filho e troque-a, se necessário. Talvez isso resolva o choro, portanto vale sempre a pena tentar!

5. Assaduras

As assaduras são outro dos motivos que deixam o bebé irritado. A pele do bebé fica irritada e sensível, apresentando vermelhidão. Pode não ter diretamente a ver com a frequência da muda de fralda, mas, por exemplo, com a acidez das fezes.

6. Cólicas

As cólicas são mais frequentes entre o primeiro e o terceiro mês de idade do bebé e provocam um grande desconforto. Pode tentar aliviar as cólicas fazendo massagens suaves na barriga, exercícios com as pernas ou mudá-lo de posição.

7. Sono

Muitas vezes, os bebés ficam cansados e não sabem que o que eles precisam de fazer para se acalmar é dormir. Por isso, tente desde cedo criar uma rotina, que deve começar cerca de duas horas antes do momento de ir para o berço. Diminua os sons e as luzes da casa, dê um banho relaxante, vista o pijama e leia ou cante para ele..

8. Ambientes barulhentos

Há bebés que se adaptam bem a ambientes com mais barulho, mas há os que se sentem desconfortáveis com o excesso de estímulos à sua volta, principalmente os sons. A audição é um dos sentidos que está sempre em alerta, mesmo a dormir.

9. Quer colo

Há bebés que precisam de mais colo para se sentir seguros, especialmente os recém-nascidos, que necessitam do contato físico com a mãe. Se o seu filho já mamou, tem a fralda trocada, e continua a chorar, pode ser que só esteja a querer colo e aconchego.

10. Dente a nascer

O nascimento dos dentes é um longo processo que incomoda muitos bebés. Se o seu filho está a chorar mais do que o normal, experimente sentir a gengiva dele com os seus dedos. Os primeiros dentinhos costumam surgir entre os 4 e os 7 meses, mas podem chegar antes ou depois.

bebé,recém-nascido,sono,nascimento,fralda,alimentação,fome,comer,bebé a chorar,bebé irritado,