Deverá utilizar sempre cadeiras auto, mesmo para as viagens de carro mais curtas, desde o primeiro dia.

Com o tempo a melhorar, aproximam-se as férias, as escapadinhas e mesmo os simples passeios ao parque. Por isso é fundamental recordar a importância da cadeira auto.

A cadeira auto é a forma mais segura de transportar a criança e tem de ser utilizada em conformidade com a lei, mesmo para uma viagem curta, mesmo se estiver com pressa, mesmo se a criança “não quiser”.

Muitos pais desistem quando a criança se queixa ou faz uma birra porque não se quer sentar na cadeira auto ou porque parece sentir-se apertada ou desconfortável, e confiam (apenas) na sua condução segura. No entanto, o risco de colisões traseiras, travagens bruscas e curvas perigosas está acima da vontade e das precauções dos pais. Nunca transporte a criança ao colo pensando que é a melhor proteção: em caso de acidente, não conseguirá segurá-la e as consequências podem ser verdadeiramente graves.

Utilize sempre a cadeira auto adequada ao peso do seu filho e nunca remova os cintos de segurança durante a viagem. Com crianças particularmente pequenas, paragens regulares são aconselhadas. Se a criança chorar ou tiver fome, por exemplo, faça uma paragem para descansar antes de retomarem a estrada em segurança.

É fundamental que a cadeira auto esteja sempre apertada e seja utilizada corretamente e não apenas por questões legais, mas sobretudo por uma questão de segurança. Recomende este comportamento também aos avós e familiares que, de vez em quando, transportem a criança nos seus automóveis. E não se esqueça: os pais devem ser os primeiros a dar o exemplo, apertando os seus próprios cintos de segurança.

Viajar em Segurança

 

Fonte:

Observatório Chicco

Pais & Filhos, número 304, maio 2016

bebé,segurança,lei,criança,filho,pais,férias,peso,comportamento,carro,cadeira,cadeira de bebé,viajar em segurança,viagens,passeios,cadeira auto,transportar,condução,acidente,cintos de segurança,automóveis,