A febre, em si, não é uma doença, mas uma manifestação do sistema imunitário de defesa em consequência de um ataque de agente infeciosos (bactéria ou vírus) ou de quaisquer outros agentes exteriores ao corpo. É portanto uma reação natural e útil que nos alerta e nos ajuda a curar.

Assim, considera-se que o bebé tem febre quando:

  • A temperatura axilar é superior a 37,5 – 37,7ºC
  • A temperatura retal/timpânica é superior a 38 – 38,2ºC

 

Como medir a temperatura?

A temperatura pode ser medida utilizando diferentes métodos e diferentes instrumentos, como:

Medição axilar: Utilize um termómetro digital, de preferência com sonda flexível. Assegure-se de que a pele da axila está bem seca e mantenha a criança quieta.

Medição retal: É o método mais recomendado para crianças, e mesmo para os bebés. Contudo, este pode ser um pouco incómodo. Utilize um termómetro digital com sonda flexível. Poderá lubrificar a extremidade mantendo a criança quieta enquanto executa a medição. Este método pode não ser fiável caso exista diarreia ou inflamação anal. A temperatura retal é, em média, 0,3 a 0,5ºC superior à temperatura axilar.

Medição na testa com termómetro por infravermelhos: antes de utilizar o termómetro, deixe-o no local onde se encontra a criança cerca de 20 a 25 minutos antes da medição, para permitir que estabilize. Se a criança vier de um ambiente com uma temperatura diferente, aguarde, no mínimo, cinco minutos antes de executar a medição. Finalmente, a medição deve ser efetuada na artéria temporal (ou seja, no lado esquerdo da testa) e com pequenos movimentos circulares.

Medições no ouvido: É necessária bastante prática para obter uma medição correta com este método. Utilize um termómetro por infravermelhos. O sensor deve ser orientado diretamente para o tímpano, pelo que é necessário “esticar” o pavilhão auditivo. A existência de otite ou cera nos ouvidos pode alterar os valores.

Deve também consultar um profissional de saúde se o seu bebé apresentar outros sinais de doença para além de uma temperatura alta.

Como baixar a febre do bebé?

  • Colocá-lo em repouso.
  • Não o agasalhar demasiado.
  • Oferecer-lhe muitos líquidos (mas sempre, em pequenas quantidades).
  • Promover uma temperatura ambiente confortável.
  • Administrar medicamentos (paracetamol ou ibuprofeno), mas sempre de acordo com as orientações do médico.

Quando levar o bebé ao médico?

Leve o seu bebé ao médico se ele tiver uma temperatura igual ou superior a 38°C e uma idade inferior a 3 meses, e 39°C se tiver mais de 3 meses, ou se apresentar outros sinais de doenças para além de uma temperatura alta.

Meça a temperatura corporal do seu bebé de forma rápida e precisa. Encomende agora o Termómetro de Infravermelhos 4 em 1 por apenas 23,99€.



 

bebé,saúde,médico,criança,doenças,bebés,febre,termómetro,termómetro digital,medição retal,medição axilar,urgências,temperaturas altas,temperatura alta,febre nos bebés,termómetro de infravermelhos,Medições no ouvido,termómetro auricular,