Como são as suas manhãs lá em casa nos dias de trabalho e escola? Tudo flui ou as coisas têm a tendência de se transformarem numa grande fonte de stress? Para muitos pais, sair de casa de manhã é uma verdadeira aventura. Entre levantar, tomar banho, vestir, tomar o pequeno-almoço e preparar as mochilas, não são raras as vezes que sai de casa a correr e atrasado, certo? Mas tudo tem solução! Com criatividade e planeamento é possível que as manhãs decorram sem problemas. Aqui ficam algumas dicas para evitar manhãs apressadas!

Definir rotinas é fundamental para as manhãs serem tranquilas, principalmente no que diz respeito às horas de sono. Se a criança dorme menos do que precisa durante a noite, o acordar vai ser difícil, com birras, sem paciência e, como consequência, a criança vai ter pouca, ou nenhuma vontade de colaborar. Assim, é importante que antes de se lidar com as manhãs, se lidem com as noites e, de preferência, o quanto antes. Os bons hábitos de sono devem ser ensinados e consolidados nos primeiros meses de vida.

Dicas para Evitar Manhãs Apressadas

  • Oriente o seu filho numa rotina com horários ajustados à sua idade. O sono é de extrema importância e promove o acordar mais funcional para o dia seguinte. O número de horas de sono depende da idade do bebé/criança.
    1 semana – 16 horas;
    3 meses – 15 horas;
    9 meses – 14 horas;
    2 anos – 13 horas;
    3 anos – 12 horas;
    5 anos – 11 horas;
    9 anos – 10 horas;
    11 anos – 9 horas:
    17 anos – 8 horas;Dicas para Evitar Manhãs Apressadas
  • Planeamento prévio. Existem muitas tarefas que podem ser feitas na noite anterior, para evitar atrasos na manhã seguinte. Escolha a roupa que a criança vai vestir de véspera, deixando tudo junto da sua cama; prepare mochilas e outros sacos que são necessários levar de manhã e coloque tudo junto à porta de entrada, juntamente com os sapatos e casacos.
  • Tarefas organizadasFaça juntamente com o seu filho uma lista do que ele deve fazer sozinho de manhã (lavar os dentes, calçar os sapatos, vestir o casaco e pegar na mochila). As crianças lidam muito bem com rotinas estruturadas.Dicas para Evitar Manhãs Apressadas
  • Os pais devem acordar primeiro. Arranje-se e prepare tudo o que estiver ao seu alcance (pequenos-almoços, lanches para o dia) antes de acordar as crianças.
  • Acordar suave. Acender a luz repentinamente e puxar os cobertores para trás não é uma boa forma de acordar uma criança, pelo contrário, pode provocar uma birra. Se possível, acorde a criança mais cedo do que necessário para poderem fazer as coisas sem correrias.
  • Fazer o pequeno-almoço. O pequeno-almoço deve ser a primeira tarefa a ser preparada de manhã. Opte por dar o pequeno-almoço à criança assim que esta acorde.Dicas para Evitar Manhãs Apressadas
  • Deixe o seu filho tomar algumas decisões, mas ofereça o mínimo de alternativas possíveis. Ex: “Preferes comer pão ou cereais?
  • Ajude o seu filho a vestir-se. Ajudar a criança a vestir-se é uma forma de prevenir atrasos.
  • Televisão desligada. De manhã, há sempre desenhos animados na televisão, o que a torna um íman para as crianças e um dos grandes culpados dos atrasos matinais.
  • Espírito de equipaSaírem de casa a horas e bem-dispostos é a melhor forma de começar o dia. Façam tarefas em conjunto. Ex: Tomar o pequeno almoço juntos e transformar as atividades em jogos.Dicas para Evitar Manhãs Apressadas
bebé,sono,criança,dormir,crianças,creche,filhos,escola,diversão,família,regresso às aulas,rotinas,rotinas familiares,infantário,manhãs apressadas,atrasos matinais,acordar a criança,estabelecer rotinas,chegar atrasado,prevenir atrasos,