Livrinhos de colorir para crianças existem desde que nos conhecemos, mas desde 2013, quando em França, Johanna Basford publicou a coleção “Secret Garden”, que a versão dos livros para colorir destinados a adultos foi um sucesso praticamente imediato e exponencial em todo o mundo.

É fácil, em qualquer loja que venda livros, encontrar estes livros nas estantes. Apesar de não ser muito comum vermos adultos a colorir livros, estes têm sido um sucesso de vendas com edições esgotadas. Mas qual a finalidade destes livros?

Os livros “antistresse” para colorir, como ficaram conhecidos, foram criados como uma forma de arteterapia. Os destinatários são aquelas pessoas que precisam de encontrar uma maneira de relaxar. Importa salientar que colorir mandalas é mais do que uma distração, funciona também como um estímulo ao cérebro e psicomotricidade.

Com ilustrações de páginas inteiras, estes livros trazem cenas requintadas, desenhos complexos, extremamente elaborados e detalhados. As ilustrações foram cuidadosamente planeadas e o resultado é um emaranhado de figuras constituídas por padrões repetitivos que exigem dedicação e atenção dos leitores, possibilitando que cada um dos novos artistas crie uma obra única.

A autora Johanna Basford refere que estes livros facilitam o encontro connosco próprios uma vez que permitem um momento de silêncio e contemplação. Coisa rara nos dias de hoje. Refere também que colorir ajuda a diminuir a ansiedade, estabiliza o humor, aumenta a capacidade de atenção e é extremamente relaxante podendo funcionar como um auxílio ao adormecer.

Johanna refere que este ato de pintar exige dedicação e que é necessário que o adulto se “desligue” dos seus problemas e se concentre na pintura. Esta atitude permite um momento de silencio e contemplação e contribui para um reviver de vivências da infância com um sentimento de nostalgia que pode contribuir para a diminuição do stresse e estímulo da memória de capacidade criativa.

Colorir Livrinhos

Fonte:

Renato Paiva, pedagogo e diretor da Clínica da Educação: geral@clinicadaeducacao.com

Pais & Filhos, número 302, março 2016

crianças,livros,adultos,memória,desenhos,ilustrações,pintar,colorir livrinhos,colorir,figuras,dedicação,livros de colorir,livros de colorir para crianças,