O verão ainda não terminou. Mas já é altura de começar a pensar no regresso às aulas. Em breve, as férias chegam ao fim e as crianças voltam às suas rotinas escolares. Depois de semanas e semanas sem horários, dias passados ao ar livre e muita diversão à mistura, chega a hora de preparar a mochila e voltar à escola.

O regresso às aulas é sinónimo de acordar cedo, cheiro de livros novos, cadernos em branco, reencontro com os amigos e claro, novas aprendizagens. Porém, antes das aulas começarem, o regresso às aulas significa... Comprar! Comprar os livros, mochila, estojo, canetas, cadernos e muito mais. Começar um novo ano letivo é poder comprar material escolar novinho em folha! Este é um ritual que normalmente as crianças adoram e pode até ser uma excelente forma de as animar e incentivar para o primeiro dia de aulas.

Para os pais, preparar o regresso às aulas é ainda sinónimo de "arrombo financeiro". Assim - e para evitar possíveis "dores de cabeça" - o Babysteps reuniu algumas dicas e conselhos para preparar o melhor regresso às aulas.

regresso_as_aulas

 

1. Crie um orçamento

No ano passado, as famílias portuguesas fizeram contas e estipularam gastar, em média, 509 euros com o regresso às aulas. De acordo com o "Estudo sobre as intenções de compra dos portugueses - Regresso às aulas 2014", os pais queriam gastar pouco mais dos 500 euros com o início de mais um ano letivo, sendo o orçamento disponível para cada aluno de cerca de 346 euros. E você, quanto quer (e pode) gastar com o regresso às aulas dos seus filhos? Esta é a primeira pergunta que deve colocar.

Por isso, faça um inventário daquilo que o(s) seu filho(s) tem e do que precisa para o novo ano escolar. Depois crie um orçamento para o material escolar e estabeleça um teto máximo que não deverá ser ultrapassado. Converse ainda com os seus filhos e explique que existe um limite a cumprir, mas que a escolha da mochila, dos cadernos, das canetas, entre outros artigos, se pode ajustar dentro desse valor. Ou seja, dê algumas opções ao seu filho: se quiser ter uma mochila mais cara, deverá escolher umas canetas e estojo mais baratos. Assim, consegue ir ao encontro dos desejos das crianças sem comprometer o orçamento familiar.

2. Faça uma lista e conheça as promoções

Antes de sair de casa a correr para fazer as compras para o regresso às aulas, faça uma lista de todo o material escolar que os seus filhos precisam. Assim, evita comprar mais objetos do que aqueles que são realmente imprescindíveis. Além disso, tente perceber qual o material escolar que o seu filho gostaria de comprar. Hoje em dia, há uma imensa diversidade de materiais e preços.  Aproveite as brochuras do supermercado e veja com o seu filho o que ele gostaria de comprar.

Resumindo: para não perder a noção dos gastos, espreite as promoções das diferentes superfícies comerciais, perceba quais os materiais que o seu filho quer, coloque alguns limites e faça algumas cedências e, acima de tudo, vá para as compras de lista na mão.

3. Compre os manuais escolares aos melhores preços

À medida que as crianças crescem e avançam no ano de escolaridade, os manuais escolares assumem um peso cada vez maior nos gastos totais do regresso às aulas e o seu preço elevado é um motivo de preocupação para os pais. Para fazer face a esta despesa, pode adotar diferentes estratégias.

Para começar, pode fazer uma poupança prévia para o efeito, por exemplo, colocando de lado parte do subsídio de férias. Depois analise as campanhas e promoções existentes para a compra de manuais escolares nos sites das editoras e grandes superfícies. Tente também perceber qual a opção mais vantajosa nos descontos aplicados, tendo em atenção se o desconto é direto ou em cartão.

Antes de comprar os livros, confirme sempre a listagem dos manuais escolares que serão necessários junto da própria escola ou através do site do ministério da Educação. Não se esqueça também de pedir fatura para deduzir nos gastos no IRS.

4. Pondere a forma de pagamento

Fazer uma poupança prévia para o regresso às aulas nem sempre é possível, já que a gestão do orçamento familiar pode não o permitir. Preparar o regresso às aulas representa para muitos pais um verdadeiro esforço económico. Por isso, os pais devem pensar em formas alternativas de pagamento para que consigam a aliviar um pouco este arrombo financeiro.

5. Não deixe tudo para a última!

É preciso evitar deixar tudo para a última hora, já que isso pode resultar em muitos esquecimentos e produzir ansiedade e preocupação. Prepare o regresso às aulas dos seus filhos com tempo e envolva-os no processo. Convide-os a fazer a lista e a ir às compras consigo. Depois forre-lhe os manuais escolares e ensine-os a cuidar do material escolar.

Bom Regresso às Aulas!

 

aulas,comprar,criança,pais,crianças,escola,férias,livros,verão,famílias,regresso às aulas,preparar o regresso às aulas,fim das férias,rotinas escolares,mochila,voltar à escola,livros novos,cadernos em branco,estojo,canetas,cadernos,novo ano letivo,ano letivo,material escolar,comprar material escolar,primeiro dia de aulas,arrombo financeiro,dicas e conselhos,crie um orçamento,orçamento,famílias portuguesas,inventário,novo ano escolar,lista,promoções,compras,supermercado,manuais escolares aos melhores preços,manuais escolares,poupança prévia,subsídio de férias,listagem dos manuais escolares,IRS,forma de pagamento,gestão do orçamento familiar,esforço económico,pagamento do material escolar,parcelar o valor da compra,Unibanco,Cartão Unibanco Tr3s,três vezes sem juros,solução,prepare o regresso às aulas dos seus filhos,