Fiambre ou queijo fresco? E caracóis? As dúvidas sobre o que comer na gravidez são mais que muitas e para agravar a confusão os mitos correm não só de boca em boca mas, mais eficaz ainda, navegam livremente na internet.

Sushi ou Pizza - O que comer na gravidez?

Dizia uma locutora numa estação de rádio que quanto mais desejava iguarias como o sushi, porque a “grávida tem destes desejos”, menos podia comer… E será mesmo assim? Quando olhos arregalados de espanto já vi quando afirmo “sim, pode comer sushi”? Ou olhares recriminatórios para os maridos que não deixaram comer marisco... A verdade é que no nosso país só uma minoria das mulheres é imune à toxoplasmose, uma doença que pode causar malformações aos bebés ou infeção congénita. As nossas grávidas são, felizmente, a maior parte das vezes, cumpridoras e responsáveis e tomam todos os cuidados para proteger os seus bebés de afeções como essa... mas às vezes são excessivos. O toxoplasma - o agente que causa essa doença - tem um ciclo de vida que passa pelo trato digestivo do gado, pode ser depositado onde o gado deixar as suas fezes (por exemplo pastos, hortas, águas paradas…) e ingerido pelo gado ou pelos humanos que consomem produtos hortícolas mal lavados ou carne de gado ovino ou caprino mal cozinhada. E eis as voltas que o “bicho” dá! O toxoplasma não vai a “banhos”; não contamina peixe, marisco... e os caracóis são cozinhados!

Sushi ou Pizza - O que comer na gravidez?

Assim, o peixe cru não pode transmitir toxoplasmose (a não ser que conspurcado com uma faca que tenha cortado vegetais mal lavados sem ter sido limpa). O marisco também está inocente; quando muito, se não for fresco, pode brindar a grávida com uma gastroenterite, mas nada que um dia a chá e coca-cola e dieta não resolva. O fiambre tem uma cozedura; o queijo fresco não está associado à toxoplasmose mas à brucelose e, pasteurizado, não acarreta esse risco; o chouriço que guarnece a pizza foi ao forno e também não oferece riscos...

Resumindo: coma um pouco de tudo, mas não vegetais frescos fora de casa, carne mal passada ou fumados não cozinhados. Simples!

Fonte:

Marcela Forjaz (ginecologista e obstetra)

Revista Pais&filhos, nº 293, junho 2015

grávida,alimentação,doença,toxoplasma,toxoplasmose,internet,Sushi,pizza,fast food,o que comer na gravidez,Fiambre,queijo fresco,caracóis,marisco,malformações aos bebés,infeção congénita,proteger os seus bebés,peixe cru,vegetais frescos,carne mal passada,comer,