A chegada de um bebé é sempre um momento especial para um casal. A notícia é recebida com a maior das alegrias. Mas com tanta alegria chegam também novas despesas, que têm um grande impacto na gestão do orçamento familiar. Desde as despesas mais básicas, como a alimentação, o vestuário e a saúde, até às mais dispensáveis como brinquedos, um bebé pode custar muito dinheiro.

Quanto custa ter um bebé? Eis a questão! A má notícia é que ter um bebé não é barato. A boa notícia é que ao tomar consciência das despesas que um bebé implica, os futuros papás poderão preparar-se melhor para esta nova fase de gestão do orçamento familiar. Por isso, é essencial que os pais façam uma previsão dos gastos que passarão a ter mensalmente para melhor gerirem o orçamento disponível.

Quanto custa ter um bebé 1

Calcular "quanto custa ter um bebé" não é propriamente uma ciência exata. Assim, os futuros papás devem começar por identificar quais as novas despesas que terão regularmente após a chegada do novo membro. Essas despesas passarão em grande parte por: alimentação, fraldas, higiene, saúde, vestuário, brinquedos, entre outras.

Quanto aos valores, esses poderão variar muito de acordo com diversos fatores. Por exemplo, a decisão de amamentar (quando viável) é mais económica do que optar pelo leite em pó. Ou, a opção pelo Serviço Nacional de Saúde em relação ao privado também fará diferença no somatório final das despesas.

Para facilitar os cálculos, apresentamos um resumo das despesas e valores de quanto pode custar ter um bebé no primeiro ano de vida. Mas, atenção: as despesas e respetivos valores são apenas uma referência, já que irão sempre depender dos gostos, escolhas e possibilidades de cada casal.

Quanto custa ter um bebé 3

Ter um Bebé: Soluções para as suas Despesas

Quando um casal decide que quer ter um bebé, deve começar - desde cedo - a planear as mudanças económicas que se avizinham. Fazer uma previsão dos novos custos que passará a ter regularmente e pensar em estratégias para minimizar o impacto dos mesmos no orçamento familiar. Afinal, a família cresce e as despesas também!

O que pode ser um bom princípio é começar a poupar com antecedência. Pensar em todos os produtos que são realmente necessários e, se possível, fasear os gastos.

Quanto custa ter um bebé?

Outras Dicas para Poupar

Para além das soluções apresentadas, os futuros papás encontram algumas opções para poupar nos gastos de ter um bebé. Aqui ficam algumas sugestões:

  • Estejam atentos às promoções de fraldas nos supermercados e, nessa altura, aproveitem para comprar alguns packs extra.
  • Roupa em segunda mão - dada ou emprestada - é sempre uma boa alternativa para poupar no vestuário.
  • Reutilize tudo o que familiares e amigos tiverem para oferecer, desde mobiliário a brinquedos.
  • Amamentar - além dos benefícios para a saúde do bebé - também permite poupar dinheiro.
  • Evitem comprar produtos em grandes quantidades sem conhecer a reação do bebé. Primeiro experimentem o produto e só depois compre a quantidade necessária.

gravidez,bebé,saúde,higiene,grávida,alimentação,filho,amamentar,brinquedos,casal,Serviço Nacional de Saúde,fraldas,leite em pó,ser mãe,Ter um bebé,gestão do orçamento familiar,primeiro filho,chegada de um bebé,quanto custa ter um bebé,ser pai,futuros papás,despesas,novas despesas,gastos,custos,custos com um bebé,despesas com um bebé,orçamento familiar,despesas básicas,vestuário,dinheiro,soluções,poupar com antecedência,fasear os gastos,métodos de pagamento,cartão Unibanco,cartões Unibanco,Cartão Clássico,Cartão Clássico Unibanco,anuidade gratuita,crédito,crédito Unibanco,crédito sem juros,dicas para poupar,como poupar,poupar,promoções de fraldas,roupa em segunda mão,