Em média o ciclo menstrual de uma mulher dura entre 28 a 32 dias, sendo que algumas mulheres podem ter ciclos mais curtos ou mais longos. A ovulação ocorre por volta do meio do ciclo menstrual, ou seja, 14 dias a contar do primeiro dia da menstruação (podendo variar de mulher para mulher). Este período de ovulação é conhecido como o período fértil da mulher, pois é a fase que permite a uma mulher engravidar.

Ovulação - Primeira Fase da Conceção

Tudo começa no primeiro dia do ciclo menstrual de uma mulher. A pequena glândula pituitária - que está no cerébro - envia para a corrente sanguínea a Hormona Folículo Estimulante (FHS), que irá estimular o amadurecimento de milhares de óvulos (folículos), que se encontram armazenados nos ovários.

Apenas um dos folículos amadurece e é, então, libertado para as Trompas de Falópio, em direção ao útero, pela ação da hormona luteinizante (LH). É aqui que se inicia o período de ovulação.

Na trompa de Falópio, o óvulo espera uma eventual fertilização por um espermatozoide. Por sua vez, os espermatozoides fazem uma viagem extraordinariamente difícil para chegar ao útero, precisando de ultrapassar diversas barreiras biológicas. A maioria perde-se ou morre: dos 100 a 300 milhões de espermatozoides ejaculados em média pelo homem, apenas 100 mil chegam ao útero, só 200 atravessam a trompa de Falópio e apenas 1 fecunda o óvulo. A verdade é que a probabilidade de um espermatozoide fecundar um óvulo é impressionantemente baixa.

Além disso, após a sua libertação, o óvulo só sobrevive entre 12 a 24 horas, o que estende a possibilidade de fecundação até ao máximo do dia seguinte.

Ovulação

Sinal de Ovulação

Existe um sinal evidente da ovulação que é a alteração do muco cervical, que passa de espesso e pegajoso a fino, fluido e abundante (semelhante a clara de ovo).

Enquanto que o óvulo leva vários dias para passar pela trompa de Falópio, a camada interna do útero continua a ficar cada vez mais espessa, de modo a facilitar a progressão dos espermatozoides até às trompas de Falópio onde se encontra o óvulo à espera de ser fertilizado.

Entretanto, o folículo agora vazio no ovário, irá dar origem ao corpo amarelo que inicia a produção de progesterona para preparar as camadas superficiais do útero. Este processo é fundamental para a implantação do óvulo depois de ser fertilizado e para nutrir o embrião em desenvolvimento.

Durante esta fase o corpo da mulher desenvolve todas as ações para facilitar uma possível conceção.

As mulheres com ciclos irregulares têm mais dificuldade de calcular o seu período fértil e, como tal, identificar o dia da ovulação. Para essas mulheres, existem hoje testes de ovulação de urina, entre outros, para que seja possível identificar o período fértil.

 

gravidez,mulher,engravidar,conceção,menstruação,ovulação,útero,ficar grávida,tentar engravidar,desejar engravidar,fases da conceção,espermatozoide,óvulo,início da gravidez,espermatozoide fertiliza um óvulo,Fertilização do óvulo maduro,Fertilização,Implantação,Implantação do óvulo fertilizado,período de ovulação,ciclo médio,28 dias,período de conceção,testes de ovulação,período de fertilidade,período fértil,ciclo menstrual,14 dias,Hormona Folículo Estimulante,FHS,folículos,ovários,Trompas de Falópio,espermatozoides,espermatozoide fecundar um óvulo,fecundação,sinal de ovulação,alteração do muco cervical,implantação do óvulo,dia da ovulação,