A partir dos seis meses, os bebés podem começar, por exemplo, a comer fruta e legumes sólidos pela própria mão. Uma opção que tem cada vez mais adeptos em Portugal e que é, segundo os pediatras, benéfica a nível físico e emocional.

A prática chama-se "Baby Led Weaning"(BLW), ou o desmame feito pelo bebé, em tradução livre, e vai além das tradicionais sopas e papas. A ideia é que os pais ofereçam ao bebé os alimentos que estão a comer, e deixem que este coma a quantidade que quiser. 

O Seu Bebé Pode Provar a Comida dos Adultos

"O bebé deve acompanhar os pais em todas as refeições e, no tabuleiro, [devemos] dispor comida adequada para ele. Adequada no tamanho porque, com seis meses, não consegue fazer pinça fina, agarra com a mão inteira", explica a pediatra Graça Gonçalves à Agência Lusa. 

O ideal é oferecer a chamada "finger food – com feitio de dedo" e, à semelhança da fase de amamentação, "o bebé vai comer a quantidade que quer e vai escolher, dentro da oferta, aquilo que quer", diz a pediatra. 

No início, o melhor é legumes cozidos e fruta. Depois, a oferta pode alargar-se a outros alimentos. Um processo feito com atenção – a comida não pode ser demasiado mole, nem demasiado dura –, para que o bebé não esmague tudo enquanto tenta agarrá-la e, claro, consiga roer. 

O Seu Bebé Pode Provar a Comida dos Adultos

"Quando o bebé começa a olhar para aquilo que os pais comem, a abrir a boca quando eles levam comida à boca e a querer agarrar, [está] a dar sinais de que está interessada em começar a comer", afirma Graça Gonçalves. 

Entre os benefícios físicos e emocionais do método para a criança, estão o estímulo da motricidade fina e o bom desenvolvimento da arcada dentária e de todas as estruturas da boca. "Não há batalhas à mesa, o bebé ganha confiança na comida e consegue adquirir a capacidade da mastigação, que é uma coisa que tem uma janela muito estreita para se conseguir fazer", refere a especialista.

Em Portugal, a nova técnica de alimentação complementar tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Ainda assim, com medo de um eventual engasgamento, há quem tema experimentar o BLW. Graça Gonçalves assegura que, apesar de poder ocorrer, os bebés têm mecanismos de defesa, por isso os pais devem fazê-lo com descontração. 

O Seu Bebé Pode Provar a Comida dos Adultos

"A Marta começou a dar sinais de interesse. Fui experimentando e dando e percebendo que ela sabe que quando se engasga consegue resolver. Sabe escolher e escolhe alimentos que consegue agarrar", diz Ana Stilwell, uma mãe que se estreou há pouco tempo nesta prática, que considera uma aprendizagem para os pais e para os bebés. 

Com 13 meses, Leonor, filha de Claudine Wolf, come romã, pera, sementes de girassol, tangerina, tâmaras, frutos secos, corn flakes e bolachas de arroz. A mãe, que está a praticar BLW pela terceira vez, defende que assim os bebés "estão expostos a uma alimentação sem pressões e sem stress".

No nosso país não há ainda associações ou movimentos, mas há um grupo no Facebook: Baby Led Weaning Portugal, que reúne 2.998 membros. Segundo o que Filipa dos Santos, administradora do grupo, disse à Lusa, o método "só não se pratica mais porque, normalmente, nos regimes alimentares infantis que os profissionais de saúde distribuem, referem-se a sopa ou o puré".

O Seu Bebé Pode Provar a Comida dos Adultos

Fonte:

http://www.sabado.pt/vida/detalhe/o_que_come_o_seu_bebe_aos_seis_meses.html

bebé,mãe,refeições,amamentação,pediatra,pais,desenvolvimento,bebés,fruta,aprendizagem,adulto,sopa,papás,comer,alimentos,legumes cozidos,mão,puré,mastigação,boca,pediatras,comida,provar,legumes sólidos,sopas,motricidade fina,alimentação complementar,romã,pêra,sementes de girassol,tangerina,tâmaras,frutos secos,corn flakes,bolachas de arroz,