Todos os pais sabem que o seu bebé ao longo do tempo vai ter outras necessidades nutricionais. É importante que saibam quando introduzir novos alimentos na criança para que proporcionem ao seu filho uma alimentação diversificada que forneça todos os nutrientes necessários para um crescimento e desenvolvimento saudável do bebé.

Descubra agora, passo a passo, a introdução dos alimentos na vida do bebé. Mas, atenção, a introdução dos alimentos deve ser realizada de acordo com os conselhos do pediatra.

introdução dos alimentos 2

Novos Alimentos aos 12 Meses

Ao completar um ano de idade, o bebé já tem uma alimentação diversificada e saudável, mas ainda há alimentos que podem ser introduzidos e que são fundamentais para dinamizar a dieta da criança, apostando na oferta de novos sabores e texturas.

Leite materno/leite infantil

Nesta altura, pode-se introduzir o leite gordo à criança.  Por volta desta altura os bebés começam a beber leite 1 ou 2 vezes em refeições como pequeno-almoço e antes de dormir. É importante que os pais saibam equilibrar as refeições que o bebé precisa ao longo do dia. Os pais poderão optar por um iogurte natural, sem aromas e sem adição de açúcar aos lanches ou pequenos-almoços.

Introdução dos Alimentos

Papas infantis

Continua a ser uma excelente opção de nutrição dar uma papa de cereais ao bebé no pequeno-almoço e lanche.

O bebé deverá comer 1 a 2 papas por dia. Não deverá exceder as 2 papas por dia pois o bebé precisa de outros nutrientes que só outros alimentos podem oferecer.

Lacticínios

O queijo nesta altura pode começar a fazer parte da ementa do bebé. Pode-se oferecer à criança em pequenas quantidades. Os pais deverão escolher queijos com baixo teor de sal.

Pão

É um ótimo alimento para poder variar nos lanches dos bebés. Deverá ser dado gradualmente em maiores quantidades, pois nesta altura o bebé já deverá conseguir mastigar bem. O pão é um alimento rico em hidratos de carbono complexos, fibras e sais minerais, portanto, deverá ser incluído na alimentação da criança.

O pão também pode ser uma boa opção para as maiores refeições como a açorda que é muito nutritiva e geralmente muito apreciada pelos bebés.

Introdução dos Alimentos

Frutas

A fruta é uma excelente opção como sobremesa após as grandes refeições (almoço e jantar) 2 a 3 vezes por dia. A fruta também se torna uma boa opção para incluir nos lanches. Os pais poderão optar pelos boiões tradicionais ou cozer a fruta e dar agora em maiores quantidades.

Novas frutas que o bebé poderá experimentar são: o kiwi e o morango.

Carne e Peixe

Nesta idade um bebé já consegue comer os alimentos que os pais oferecem e sozinhos. É importante que a carne e o peixe estejam completamente bem cozinhados e cortados em pequenas quantidades. São vários os acompanhamentos que o bebé pode comer como: massa, arroz, batata, entre outros...

Ovo

A partir dos 12 meses já se pode dar um ovo inteiro à criança, mas deverá-se evitar dar mais que 1 vez por semana.

Introdução dos Alimentos

Sopa de legumes

Apesar do bebé já estar habituado a outros alimentos, a sopa deverá estar sempre presente na alimentação do bebé. Nesta idade já se pode oferecer novos ingredientes com: o tomate, nabo, pepino, cenoura e a rúcula. Nesta altura a sopa não precisa de ser totalmente triturada pois o bebé já tem dentes suficientes para mastigar bem os pedacinhos que a sopa oferece.

Água

Nesta altura o bebé deverá beber muito água, devido à introdução dos novos alimentos e também por toda a atividade física que tem durante o dia. A água é fundamental, principalmente nos dias com temperaturas muito elevadas, pois é necessária para a hidratação e suporta muitas funções no organismo.

Introdução dos Alimentos

leite materno,dentes de leite,água,aleitamento materno,frutas,introdução de novos alimentos,pão,peixe,carnes brancas,leguminosas,alimentação do bebé,papas de cereais,gema de ovo,novos alimentos,dieta do bebé,desenvolvimento saudável do bebé,papas sem glúten,papas não lácteas,sopa de legumes,Iogurte para bebés,boiões de fruta,lanche do bebé,alimentação de recém-nascido,necessidades nutricionais do bebé,alimentação diversificada,introduzir novos alimentos,leite infantil,papas lácteas,estimular a mastigação,papas infantis,sopa dos bebé,alimentos aos 12 meses,alimentos ao 1 ano,