Cinco a sete dias após a ovulação, o óvulo - agora blastocisto (futuro embrião) - chega ao útero e está pronto para que a implantação ocorra, continuando a desenvolver-se. O blastocisto é um conjunto de células resultante da multiplicação da célula única.

Neste momento, é possível sentir cólicas um pouco intensas e, ao 10º dia, algumas mulheres recebem um sinal da implantação: um pequeno sangramento de cor caramelo.

Cerca de 9 dias após o início da conceção, o blastocisto desenvolve extensões que permitem a penetração no endométrio. Ou seja, durante os próximos dias, as células continuam a perfurar a parede do útero à procura de nutrientes que mais tarde darão origem à placenta, ao mesmo tempo que se vão fixar nos tecidos.

Calcula-se, contudo, que cerca de 40% dos blastocistos que entram no útero não se conseguem implantar e são expulsos durante a menstruação sem que a mulher se aperceba.

É possível ainda que, durante as primeiras semanas após a conceção, a futura mamã não sinta os efeitos da gravidez, mas isso não quer dizer que o bebé não esteja a desenvolver-se, pelo contrário, ele continua a crescer a cada segundo. Como o corpo da mulher se está a preparar para abrigar um novo ser, ele também sofrerá transformações, como ausência de menstruação, náuseas, cansaço e dores nos seios.

Implantação do óvulo: Terceira Fase da Conceção

gravidez,bebé,cansaço,engravidar,conceção,menstruação,futura mamã,nauséas,ovulação,útero,ficar grávida,tentar engravidar,desejar engravidar,fases da conceção,óvulo,início da gravidez,Fertilização,Implantação,período fértil,implantação do óvulo,fertilização do óvulo,célula,zigoto,pré-embrião,multiplicação de células,blastocisto,cólicas,pequeno sangramento,início da conceção,penetração no endométrio,parede do útero,fixar nos tecidos,40% dos blastocistos,expulsos,ausência de menstruação,dores nos seios,