A febre é uma manifestação do sistema imunitário de defesa em consequência de um ataque de agente infeciosos (bactéria ou vírus) ou de quaisquer outros agentes exteriores ao corpo. E, portanto uma reação natural e útil que nos alerta e nos ajuda a curar. Por isso, não é recomendável que se procure reduzir a febre a qualquer custo, mas apenas se for muito elevada e especialmente incómoda para a criança.

febre bebé

Os sinais

A febre começa normalmente devagar e aumenta de forma gradual para níveis mais elevados. No entanto, pode também, por vezes, subir abruptamente, causando inclusivamente um desconforto e mal-estar considerável. À medida que a temperatura sobe, esta pode fazer com que a criança sinta calafrios, contrações musculares que produzem calor e aumentam ainda mais a temperatura corporal.

 

Como medir?

A temperatura do corpo pode ser mais baixo ou mais alta em termos fisiológicos após ingerir substâncias quentes ou frias, após correr, depois de um banho, depois de se deslocar de um local quente para um ambiente frio, ou após choro prolongado. Nestes casos os valores indicados não são fiáveis. A temperatura pode ser medida utilizando diferentes métodos e diferentes instrumentos: termómetros digitais ou por infravermelhos. No entanto, alguns métodos (por exemplo, as tiras reativas de cristais líquidos) não são especialmente fiáveis e não devem ser utilizados.

Medição axilar: Utilize um termómetro digital, de preferência com sonda flexível. A temperatura da pele é influenciada por fatores externos, bem como pelo posicionamento do instrumento. Assim sendo, assegure-se de que a pele da axila está bem seca e mantenha a criança quieta.

Medição retal: É o método mais recomendado para crianças, e mesmo para os bebés. No entanto, este pode ser um pouco incómodo. Utilize um termómetro digital com sonda flexível. Poderá lubrificar a extremidade mantendo a criança quieta enquanto executa a medição. Este método pode não ser fiável caso exista diarreia ou inflamação anal. A temperatura retal é, em média, 0,3 a 0,5ºC superior à temperatura axilar.

Medição na testa com termómetro por infravermelhos: antes de utilizar o termómetro, deixe-o no local onde se encontra a criança cerca de 20 a 25 minutos antes da medição, para permitir que estabilize. Se a criança vier de um ambiente com uma temperatura diferente, aguarde, no mínimo, cinco minutos antes de executar a medição. Finalmente, a medição deve ser efetuada na artéria temporal (ou seja, no lado esquerdo da testa) e com pequenos movimentos circulares.

Medições no ouvido: É necessária bastante prática para obter uma medição correta com este método. Utilize um termómetro por infravermelhos. O sensor deve ser orientado diretamente para o tímpano, pelo que é necessário “esticar” o pavilhão auditivo. A existência de otite ou cera nos ouvidos pode alterar valores.

Fonte:

Revista Pais&Filhos número 289, fevereiro 2015 

Meça a temperatura corporal do seu bebé de forma rápida e precisa. Encomende agora o Termómetro de Infravermelhos 4 em 1 por apenas 23,99€.

bebé,mãe,sinais,criança,temperatura,pais,crianças,bebés,febre,como medir,termómetro,digital,reação natural,medição,vírus,a febre,como se mede,como se mede a febre,sistema imunitário,defesa,bactéria,ataque de agente infeciosos,temperatura sobe,febre alta,calafrios,contrações musculares,termómetro digital,medição retal,medição na testa,medição axilar,