Nos dias de hoje, apesar de não existir consenso, a maioria dos autores aceita uma definição mais alargada que inclui múltiplas áreas de capacidade e atividade humana. Enumerar todas as características das crianças sobredotadas seria impossível, no entanto, podemos referir alguns aspetos mais comuns.

É importante começar por acentuar a ideia de que, ao contrário do que se possa pensar, uma criança sobredotada não se pode considerar um génio, embora possua capacidades acima da média. Estas capacidades podem surgir isoladas, ou em combinação, e são utilizadas de forma diferente por cada criança. Assim sendo, não se pode esperar que uma criança sobredotada seja boa em todas as áreas, nem que todos os sobredotados sejam excelentes alunos. Normalmente são considerados alunos com NEE (necessidades educativas especiais), porque precisam de um apoio individualizado e de uma adaptação curricular às suas capacidades.

O mais usual é que apresentem uma elevada capacidade intelectual geral, aliada a pensamento criativo, o que os faz serem bem-sucedidos em tudo o que se relacione com artes. Alguns demonstram habilidades fantásticas como, por exemplo, tocam genialmente um determinado instrumento, dançam harmoniosamente, escrevem como poetas ou dominam os jogos mais complexos de estratégia. Exibem também um vocabulário muito extenso para a idade, elevada capacidade de compreensão e de expressão, o que os torna bastante faladores. Habitualmente procuram incessantemente coisas inovadoras, participam em várias atividades e, normalmente são muito curiosos.

Para além disso, possuem uma excelente memória, são obstinados, determinados e podem mostrar um especial interesse por determinado assunto durante muito tempo, o que os faz investigar esse tema a fundo. Na escola raramente se orientam pelo que é dito pelo professor e aborrecem-se se este interferir muito nos seus trabalhos.

Crianças Sobredotadas

Fonte:

Teresa Paula Marques, diretora clínica da Academia da Psicologia da Criança e da Família

Pais & Filhos, número 302, março 2016

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