Qualquer mulher que tente engravidar, tem de ficar atenta ao dia da ovulação. Afinal, é nessa altura que terá mais hipóteses de fecundar um óvulo e ficar grávida. Mas, como calcular o dia da ovulação? O Babysteps dá-lhe uma ajuda!

Como Calcular o Dia da Ovulação?

 

Como calcular o dia da ovulação?

Geralmente, a ovulação - libertação do óvulo maduro - ocorre 14 dias após o início de um novo ciclo menstrual. Numa mulher com ciclo menstrual regular de 28 dias, o início do ciclo dá-se, por exemplo, a 31 de janeiro - primeiro dia da menstruação -, sendo o dia fértil a 14 de fevereiro, ou seja, 14 dias depois.

Porém, a verdade é que o número de dias pode variar de mulher para mulher. Por exemplo, em mulheres com o ciclo menstrual irregular, a ovulação pode ocorrer entre o 11º e o 15º dia, após o primeiro dia de menstruação.

Independentemente do ciclo menstrual ser regular ou irregular, a ovulação dura apenas um dia, sendo que o óvulo pode sobreviver até 48 horas. Assim, o ideal é manter relações sexuais durante os 5 dias de período fértil, de forma a aumentar as hipóteses de engravidar.

Caso não ocorra fecundação, o óvulo degenera, a produção de progesterona diminui acentuadamente e dá-se a desintegração da parede uterina, dando assim origem a um nova menstruação (a 28 de fevereiro) e, logo, a um novo ciclo menstrual.

Para um casal que está a tentar engravidar, o mais importante mesmo é saber a data da ovulação antes da chegada de mais um ciclo. Assim, poderá ser útil manter um registo mensal do dia em que veio a menstruação, calcular o período fértil e ter relações sexuais com maior frequência nesse período de tempo.

 

Métodos para identificar os dias férteis

  • Método do calendário e registo;
  • Testes de ovulação, disponíveis na farmácia, que detetam as principais hormonas de fertilidade, como a hormona luteinizante (LH) e estrogénio;
  • Temperatura corporal basal ou saliva, isto é, após a ovulação, a temperatura corporal basal sobe cerca de 0,4-1º C.

Sintomas da ovulação

Durante a ovulação, o corpo sofre algumas transformações e, como tal, existem sintomas que permitem identificar a ovulação:

  • Dores abdominais (semelhantes a cólicas);
  • Muco vaginal transparente (parecido com clara de ovo);
  • Aumento da temperatura corporal basal, devido à produção de progesterona.
gravidez,grávida,mulher,relações sexuais,engravidar,conceção,menstruação,transformações,farmácia,ovulação,mulheres,estrogénio,progesterona,ficar grávida,tentar engravidar,desejar engravidar,espermatozoide,óvulo,Fertilização,28 dias,testes de ovulação,período fértil,ciclo menstrual,14 dias,espermatozoides,fecundação,dia da ovulação,fertilização do óvulo,casais,saber o período fértil,como calcular o período fértil,dias mais férteis,o que é o período fértil,intervalo de dias,óvulo maduro,5 dias,probabilidade de engravidar,como calcular o dia da ovulação,ciclos menstruais regulares,calcular o dia da ovulação,libertação do óvulo maduro,novo ciclo menstrual,ciclo menstrual regular de 28 dias,ciclo menstrual irregular,primeiro dia de menstruação,óvulo degenera,desintegração da parede uterina,nova menstruação,registo mensal,Métodos para identificar os dias férteis,Método do calendário,hormona luteinizante,LH,Temperatura corporal basal,Sintomas da ovulação,Dores abdominais,Muco vaginal transparente,aumento da temperatura corporal basal,