Tem filhos a frequentar o pré-escolar ou o ensino obrigatório e ainda não conhece o calendário escolar? Fique a par das datas dos períodos letivos, das pausas letivas e das avaliações.

calendário escolar

 

Calendário escolar 2019/2020

 

Períodos letivos

O ano letivo arranca entre os dias 10 e 13 de setembro e acaba a 17 de dezembro de 2019. O segundo período começa no dia 6 de janeiro de 2020 e vai até ao dia 27 de março de 2020. Já o terceiro tem início no dia 14 de abril de 2020 e termina entre os dias 4 e 19 de junho de 2020.

Pausas letivas

São três as interrupções letivas. A primeira será entre o dia 18 de dezembro de 2019 e 3 de janeiro de 2020, que são as férias de Natal. A segunda pausa letiva será entre os dias 24 e 26 de fevereiro de 2020, mini-férias de Carnaval. A última interrupção letiva ocorre entre os dias 30 de março e 13 de abril de 2020, conhecidas como as férias da Páscoa.

Avaliações

O calendário escolar contém ainda as datas das avaliações. Em causa estão as provas de aferição, as provas finais de ciclo e os exames finais nacionais.

Provas de aferição

Os alunos do 2º, 5º e 8º ano de escolaridade são obrigados a realizar provas de aferição. Os alunos do 2º ano são os primeiros a realizar os exames, com a disciplina de Educação Artística e Educação Física, estando as provas marcadas entre os dias 4 a 12 de maio. Segue-se Português e Estudo do Meio no dia 16 de junho e Matemática e Estudo do Meio no dia 18 de junho.

Os alunos do 5º ano são avaliados a Inglês, com as componentes de produção e interação oral marcadas entre os dias 18 e 27 de maio, e o exame escrito para o dia 9 de junho. O exame de Português, ou Português como Língua Segunda, está marcado para o dia 5 de junho.

Os alunos do 8º ano só têm de fazer as provas de Matemática que está marcada para o dia 5 de junho e a de Inglês que será no dia 9 de junho.

Provas finais de ciclo

No 9.º ano, os alunos têm de fazer as habituais provas finais de ciclo, que contam para a nota final, com um peso de 30%.

A primeira fase inicia-se com o exame de Português como Língua Não Materna, a 15 de junho, seguindo-se Matemática a 19 de junho e Português e Português Língua Segunda a 26 de junho. A segunda fase, tem início marcado para o dia 20 de julho, enquanto Português, Português Língua Não Materna e Português Língua segunda estão marcados para o dia 22 de julho.

Exames finais nacionais

Os alunos dos 11.º ano e 12.º ano realizam os exames nacionais. Estas são as avaliações mais importantes da escolaridade obrigatória. Contam para a média do ensino secundário e, em alguns casos, funcionam como provas de ingresso ao ensino superior.

A primeira fase dos exames nacionais do 11º ano de escolaridade inicia-se com Espanhol e Francês no dia 16 de junho, seguindo-se Filosofia no dia 17 de junho. Física e Química A e Latim estão marcados para o dia 18 de junho, enquanto História B está marcado para o dia 19 de junho. O exame de Geografia A está marcado para o dia 22 de junho, sendo que História da Cultura e das Artes está marcado para o dia 23 de junho.

Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais ocorre no dia 25 de junho, enquanto Biologia e Geologia está marcado para o dia 30 de junho. Economia e Alemão estão marcados para o dia 2 de julho, Inglês para o dia 3 de julho. Geometria Descritiva A está marcado para o dia 6 de julho e Literatura Portuguesa para o dia 7 de julho.

Na segunda fase existem apenas quatro datas para os exames. Física e Química A, Literatura Portuguesa, Economia A e Latim A acontecem no dia 21 de julho, enquanto História B, Geometria Descritiva A, Biologia e Geologia estão marcados para 23 de julho.

Matemática B, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Filosofia acontecem a 24 de julho e os exames de línguas estrangeiras Inglês, Alemão, Espanhol e Francês estão marcados para 27 de julho.

No 12º ano existem sete exames que os alunos em fim do ensino secundário têm de fazer. Português, Português Língua não Materna e Português Língua Segunda iniciam os exames no dia 15 de junho. História A e História B acontecem no dia 19 de junho, enquanto Matemática A está marcado para 25 de junho e Desenho A para o dia 26 de junho.

Para a segunda fase, estão marcados os mesmos sete exames. Português, Português (língua não materna) e Português (língua segunda) continuam a ser os primeiros, no dia 22 de julho, seguidos de História A e Desenho A no dia 23 de julho. Matemática A acontece a 24 de julho.

escolaridade,calendário escolar,pausas letivas,